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DICAS PARA INICIAR CAMPANHA DE CROWDFUNDING

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Primeiro quero contar o nosso “case”, para vocês entenderem o que sentimos com a realização do Show de Lançamento da Artista Mariana Sancar através da Plataforma Benfeitoria de Crowdfunding (financiamento coletivo).

Tive que ficar em silêncio alguns dias,após o Show de Lançamento apenas sentindo o que aconteceu na noite do dia 24 de Setembro de 2016, quando após exatos um ano e três meses de trabalho, realizamos o show de Lançamento da Artista Mariana Sancar.

Do qual só foi possível devido à dedicação e contribuição de um montão de gente “montão de gente mesmo”… foram mais de 200 pessoas envolvidas entre Benfeitores (Benfeitores = pessoas que contribuíram na plataforma de Crowdfunding Benfeitoria), equipe Artística e Equipe de Produção.

Um sonho concretizado pela paciência de todos que decidiram acreditar… Fiquei extremamente sensível, e um filme passou pela minha cabeça tentando decifrar, qual o momento exato que decidimos fazer essa loucura boa… Primeiramente eu e Mariana, de um lado uma “entusiasta dos artistas e da arte”, e de outro a Artista cheia de sentimentos querendo muito concretizar o seu sonho, e assim no calor da emoção decidimos iniciar esse projeto, pelo prazer da realização e pelo desafio de ainda não ter trabalhado com nenhum projeto de crowdfunding, e precisava muito colocar em prática algumas ideias e ferramentas da administração e do Marketing Digital. Então decidimos Confiar uma na outra. Todos nós quando resolvemos colocar em prática uma ideia, não imaginamos o quanto aquilo vai dar “pano pra manga”, no sentido bom, porque tudo acaba se tornando um desafio e no final do processo aprendemos muito, muito mesmo… o que não devemos fazer no próximo, o que poderia ter sido melhor, e ainda por cima com a sede de realizar novamente colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Mas bora lá:

1 – BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Toda pessoa que decide iniciar um projeto de Crowdfunding, deve primeiramente pensar nas redes que esta conectada, quais são as pessoas que a rodeiam, os locais que frequentam, é muito importante que a pessoa seja “social”, que tenha muitos amigos que acreditam em seu projeto, e se eles ainda não conhecem o seu projeto marque um dia e apresente para eles, leve a sua ideia, os engajem pela sua causa/arte, muitos podem ajudar com o Crowdfunding de diversas formas… com a mão na massa mesmo, com ajuda financeira, ou  divulgando o seu projeto. Pense nas pessoas que serão beneficiadas com o seu projeto e consiga chegar em um número estimativo, para que você possa ir para além do seu circulo de amigos e  também levar o seu projeto para algumas empresas.  Dentro do crowdfunding qualquer ajuda é bem-vinda, gente sério mesmo, embora a ajuda financeira seja fundamental e o que vai realmente o tornar realidade, qualquer conexão que você acaba estabelecendo com as pessoas é muito positiva para o projeto.

2 – PLANEJAMENTO

Após analisar as suas redes e ter a certeza de que as pessoas vão se engajar pelo seu projeto e que o valor que você pretende captar e o número de pessoas do seu circulo de amigos, conhecidos, vão ao encontro dessa estimativa que você calculou, ótimo! é hora de iniciar um planejamento. Que deverá ser realizado com no mínimo dois meses de antecedência, o ideal são três, para que você comece a inserir as pessoas para dentro da sua ideia, nesse planejamento você deve dividir o seu projeto em três fases:

PRÉ-CAMPANHA: Todas as ações, e tarefas que você irá desempenhar durante a campanha, deverão estar “amarradas”, desde o inicio. Pense que durante a campanha você não vai conseguir parar pra criar sequência de e-mail e nem produzir imagens de divulgação pra postar nas redes sociais, eu fiz um “cheque list” super, bacana clique aqui, pra baixar, nele tem tudo o que é fundamental você deixar pronto. E Lembre que na sua pré- campanha você vai criar e deixar pronto e na produção você vai apenas executar o que foi planejado anteriormente.

CAMPANHA:  A Primeira dica que eu dou  em relação ao momento que você estará realizando a campanha é: Dê prioridade para realizar a sua campanha, e não assuma muitos compromissos neste período. É fundamental que você esteja on line no mínimo 5 horas por dia para se dedicar a sua campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), conseguindo falar com os seus amigos e conhecidos, engajando nas redes sociais, e correndo atrás, porque não serão fáceis esses dois ou três meses, se você não tem tempo suficiente de no mínimo 5 horas por dia, adie a sua campanha para um melhor momento e quando conseguir se dedicar da forma necessária.

PÓS-CAMPANHA:  Essa fase é muito positiva, pois, você já captou verba para o seu projeto, o que não quer dizer que já acabou ainda há muito trabalho pela frente… a começar que você terá que se organizar na parte Artística e na parte Executiva, para conseguir produzir o seu trabalho artístico e ao mesmo tempo cuidar do relacionamento com as pessoas que contribuíram para a sua campanha de crowdfunding, é necessário agora realizar um outro planejamento para que você se organize e mantenha as pessoas informadas sobre o andamento do processo, uma vez que elas colaboraram, precisam saber o que esta sendo realizado. (na segunda parte desse artigo vou falar sobre a pós-campanha).

3- PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO:

Você vai se sentir exausto durante esses dois ou três meses, você vai achar que não vai conseguir, porque a sua campanha já estará na metade, e você não terá arrecadado nem a metade do valor, mas, é assim mesmo… Bate o desespero, e é normal, o que você vai precisar é ter  muita determinação pra não deixar a peteca cair durante o processo, tente estar sempre fazendo as tarefas com alguém que entenda igual ou mais que você  sobre alguns assuntos para que vocês  juntos possam compartilhar, conversar, desabafar, você vai precisar muito disso durante o processo e não esqueça do seu objetivo final, e do quanto o seu projeto será importante para você e para a comunidade/público que você atua.

4 – DIVULGAÇÃO: qual é a melhor mídia pra divulgar o meu projeto?

Isso vai depender de como é o seu relacionamento atual com as mídias que você utiliza, e detalhe, se você não é muito engajado, ou não gosta de mídias digitais, repense se vai continuar, porque a sua vida será isso durante dois ou três meses… e mais um pouco até o seu lançamento. Em relação às mídias se você sentir  que é interessante, por exemplo, criar um Instagram, uma página no Facebook para o projeto, ou até mesmo um site, ótimo! Isso vai trazer um ar mais profissional para o seu projeto e poderá te ajudar posteriormente se você deseja ter um maior alcance do seu trabalho a longo prazo.  Eu costumo sempre pensar que os projetos devem ter vida longa!

5 – PARCERIA: “Putz” mais é muita coisa pra fazer ??? Quem vai me ajudar?

Olha, eu tenho absoluta certeza que no seu circulo de amizades você tem pessoas que “entendem” de cada uma dessas coisinhas, que eu coloquei ai em cima, e vocês podem firmar uma parceria juntos, veja em que um pode ajudar o outro. mas, se mesmo assim você achar que não, contrate um profissional, e não pense em gasto e sim em investimento para alavancar o seu projeto, seja o empreendedor do seu projeto! Está em suas mãos torna-lo realidade, no final você vai perceber que todo o seu esforço de iniciar valeu a pena!

Essas dicas referem-se à experiência no primeiro momento da campanha de Crowdfunding, do disco Autoral com a Artista Mariana Sancar (Planejamento e a captação), após esse processo concluído, inicia-se outro que é o relacionamento com essas pessoas todas que ajudaram, e que você vai ter que cuidar muito bem delas, após a sua campanha, porque o trabalho não para por aí… você terá de falar com todas essas pessoas, agradecer um a um que contribuiu, entregar as recompensas, e realizar uma estratégia de comunicação com elas após a campanha, criar um vinculo, porque afinal, elas fizeram parte para que o seu sonho se concretizasse,  já são seus fãs e querem saber de você!  

Em breve vou postar a segunda parte da realização da nossa campanha, falando da pós-campanha, com mais dicas e detalhes de ferramentas avançadas que utilizo para realizar as campanhas e tornar o trabalho mais produtivo.

Se você tem um projeto, e pretende iniciar uma campanha de Crowdfunding financiamento coletivo), nos envie para avaliarmos a viabilidade: Clique Aqui!

Boa sorte!

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